Páginas

sábado, 26 de fevereiro de 2011

À Conversa com Sílvio Vilar

Dando continuidade à rubrica "À Conversa com...", eis que surge a segunda pequena entrevista. Desta feita com Sílvio Vilar, que tive o prazer de conhecer através do Núcleo de Aquariofilia do Distrito de Aveiro, um amigo que, além de partilhar a paixão por este mundo aquático, é também um Homem das 7 Artes!

O Sílvio com os seus meninos...


Bart (B): Quando surgiu o interesse pela aquariofilia?


Sílvio Vilar (SV): Bem, este bichinho começou desde muito cedo. Quando era puto, os meus pais tinham um pequeno aquário com peixes de água fria, e recordo-me de, uns anos mais tarde, me oferecerem, pelo Natal, um aqua de 100ltr. Fiquei empolgado durante uns tempos, mas os meus conhecimentos de aquariofilia eram muito básicos, só gastava dinheiro em peixes que iam morrendo, e assim que fiz os 18anos... bem, tirei a carta, comprei carro, e... lol já se sabe como é!!! O aqua ficou de parte!
Passados uns anos, através dum amigo na altura, resolvi agarrar novamente este hobby. Montei o meu actual aqua, de 300litros, e comecei a olhar a aquariofilia com mais interesse, mais paixão. E quando dei por ela, já fazia parte de um Núcleo de Aquariofilia. Espectáculo!


B: O que é que mais te atrai para esta paixão?


SV: O que mais me atrai é a realização de um pequeno pedaço de natureza que foi criado por mim, em que tudo depende da minha dedicação. Observar a sua evolução. Uma especie de sensação de Deus Criador. Os resultados, quando bate tudo certo, são... mágicos!



B: Qual o estilo de aquário com que mais te identificas? e quais são elementos fundamentais para ti, na criação desse pedaço de Natureza?


SV: Sem sombra de duvida que me identifico com aquas plantados! Pequenos jardins subaquáticos...! A combinação perfeita entre seres vivos e elementos naturais inertes. A preocupação de perspectivas na colocação das rochas, troncos e plantas, de forma a criarem uma sintonia ocular agradável, são, para mim, os elementos fundamentais na criação de um layout.


B: Quais as espécies de fauna e de flora que mais gostas? Porquê?



SV: Na fauna sou fã de Discus ( dispensam justificações! ), cardinais ( eternos possuidores daquela peculiar combinação de tons que ficam sempre bem num ambiente plantado ), ramirezis ( comportamento e coloração fascinantes ), Iriatherina werneri ( descobri estes peixinhos maravilhosos numa exposição. O seu comportamento e graciosidade de fisionomia têm algo de espectacular! ).
Quanto a flora, bem... há especies que gostaria de manter, mas minha rotina não me permite dedicar o suficiente para manter essas especies, tais como Hc " cuba ", etc. Plantas de manutenção mais atenta!
Mas gosto, e mantenho, Criptocorynes, Echinodorus, Limnophila Sessiflora, Polisperma e Parvula. Sei que tens uma especie que já tentei manter mas não consegui, a Pogostemon stellatus.
Adoro as Blixas, mas não sei porquê há algo no meu aqua que elas não gostam! Talvez agora com alteração de layout e iluminaria consiga resolver isso.
Como deves reparar são tudo plantas com manutenção facil, mas com exotismo!!!



B: Podes dispensar as justificações para os Discus, mas dada a tua experiência e resultados com esta espécie, quais os principais conselhos para quem a mantém ou pensa embarcar nessa aventura?


SV: Quando referi que dispensava comentarios sobre os Discus foi porque de facto são uma espécie que me deixa... "colado", sem palavras! Mas é claro que consigo descrever algo sobre eles. Imaginem que acabaram de comprar ou adquirir um gatinho, e têm de o ensinar as regras básicas da casa, ao qual ele vai agradecendo com gestos a atenção prestada por nós. Bem... com os Discus é IGUAL. Acredita que sim! São peixes tão sociais connosco que consegues criar uma relação chegada com eles, já para não falar do comportamento, cores e porte!
Creio que existe um mito criado em redor dos Discus. Mito esse que assusta um pouco os iniciantes, pois são considerados peixes "de topo". Nada disso. Não concordo ( excepto nos preços!!! ). São peixes pacificos, de manutenção básica e que requerem algumas atenções como todas as outras espécies.
Por exemplo, acabei de comprar um, ou mais exemplares. Temos de ter o cuidado no devido acondicionamento, parâmetros exigidos pela espécie ( Ph neutro a ácido, temp. agua a rondar 29ºC, zonas de sombra no layout do aqua e, o mais importante, uma alimentação variada e rica em proteinas ). Aconselho a pelo menos uma semana após a compra, e depois de termos certezas que o/os peixe/s estão adaptados á nova casa, a DESPARASITAR. Uma das principais causas de morte! E é tão simples. Informem-se sobre dosagens de FLAGYL ( compra-se nas farmácias e é barato! ) Tipo, se deram uma dose hoje, repitem após, no maximo, 5 dias. Depois é fazer tratamento de 3 em 3 meses.
Quanto ao resto... é vê-los crescer... e como eles crescem!!!



B: Qual é o próximo projecto que está a pensar montar ou que gostarias de ver concretizado?


SV: Bem, quanto a ideias de novo projecto... é muito complicado! Sou um gajo de artes e, como deves saber, a minha imaginação não pára, logo.. projectos pro aqua são muitos!!! Mas tá pra breve um novo projecto com um tronco enorme para proporcionar zona de sombras pros discus, mantendo a flora que tenho e introduzindo, ver se consigo, planta de tapete. Meus discus ( 15/17cm ) não me deixam ter peixes relativamente pequenos, tipo neons ( que adorava ter um cardume deles! ) porque passam de peixes a alimento vivo! Além da mudança de layout vou alterar minha iluminária e sistema de filtragem. Neste último vou recorrer ao aumento de volume de água filtrada através de uma SUMP. Os projectos que faço hoje acabam sempre por sofrer alterações passado cerca de um ano. Mas tento sempre melhorar e procurar o bem estar de meus animais.


B: Que conselhos tens para os amantes de aquariofilia, principalmente os recém-iniciados no hobby?


SV: Olha, quanto a conselhos sobre aquariofilia... a unica coisa que para mim é importante é o respeito pelos animais que tivermos a nosso cuidado, porque o seu bem estar depende totalmente de nós. Aconselho a todos aqueles que decidirem entrar neste lindo mundo que antes de montarem um aqua pesquisem, façam resumos do que pretendem e depois dediquem-se! O resto fala por si só. Ah, e não desanimar quando algo de errado acontece. Até nós cometemos erros!!!


Sílvio "TÔTAMIKARTE" Vilar

Espero que esta conversa seja interessante para todos vocês tanto quanto foi para mim. Resta-me apenas agradecer tudo o que já pude aprender com o Sílvio e o tempo que ele tirou para esta entrevista. 


Um abraço e boa aquariofilia...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...