Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

À Conversa com Sofia Almeida

Eu bem disse para ficarem atentos, pois estava para breve novidades no blog: "À conversa com..."
São pequenas entrevistas, diria mais conversas de café, a amigos que partilham o hobby ou quem sabe até os meus ídolos neste mundo, que regularmente vão ser publicados por cá.

A estreante não poderia deixar de ser uma menina. Trata-se de Sofia Almeida, uma amiga e apaixonada por aquariofilia, que tive o prazer de conhecer nos encontros do N.A.D.A.

Um dos Aquários da Sofia, com Discus.
Bart (B): Como surgiu o teu interesse pelo hobby da aquariofilia?

Sofia Almeida (SA): Este passatempo passou a fazer parte da minha vida há cerca de dois anos e meio.
Tudo começou a partir do dia do meu casamento e baptizado dos meus filhos, em que o centro das mesas do copo de água era um globo com peixes cometas, claro esta ideia era para agradar principalmente as crianças, afinal a festa também era para eles. No final da festa os peixes foram divididos por quem queria e tinha possibilidades para os manter, na altura eram muito pequeninos, e eu fiquei com uns 10. Então como não tinha aquário para eles fui comprar um pequeno.
Passados alguns meses depois de alguma pesquisa e depois de ver que o aquário era pequeno de mais para eles, decidi comprar um maior 50L.
Mesmo assim não estava satisfeita com o aquário nem com os peixes. Comecei a ir a lojas de animais ver mais peixes e, achava os peixes de água quente muito mais interessantes ou diferentes, quem começou com esta opinião até foi o meu marido, e eu concordei claro.
Um dia numa loja estava uma aquário de 60L em promoção e o meu marido decidiu compra-lo. Ao principio quem era para tomar conta dele era ele, mas como ele não fazia nada, não limpava nada, eu decidi colocar mãos há obra.
Então daqui começou o vicio e passatempo, fui tomando conta dos dois aquários e fui pesquisando sempre na net sobre as espécies que tinha adquirido para o aquário de água quente.
Mas quanto mais eu ia pesquisando e obtendo mais informação mais viciada ia ficando, queria mais espécies diferentes, e daí mais aquários precisava, até que hoje tenho 5 e mais 3 montagens de cubos.

B: O que mais te entusiasma neste hobby? e que espécies pelas quais tens mais interesse?

SA: O maior entusiasmo é ter um ou mais aquários com belos peixes, poder estar sentada a ver o seu comportamento e estar a relaxar. E estar todos os dias a aprender sobre todas as espécies e tudo o que se relacione com este passatempo.
O meu maior interesse é só por espécies de água doce, mais especificamente, alguns Ciclídeos, como Discus, Ramirezis ou Escalares; Anabantídeos, Bettas Splendens; Víviparos, Guppys e Platys; e Invertebrados, Camarões. Estas são algumas das minhas espécies preferidas, das quais tenho nos meus aquários, entre outras.

O mundialmente conhecido, Cantinho da Sofia.
B: Sei que uma das tuas paixões é o Betta splendens e a sua criação. Conta-nos um pouco mais sobre essa paixão.

SA: É verdade, com o tempo fui vendo e pesquisando mais sobre esta espécie, e a sua morfologia, as variedades e cores fascinaram-me imenso.
A maneira e modo de criação deles era interessante e tornou-se um desafio conquistado.
Comecei pela espécie mais encontrada, os Bettas Veil Tail, entretanto tenho exemplares de quase todas as espécies, Crown Tail, Double Tail, Halfmoon, Plakat, Deltas, só ainda não tenho nenhuma espécie de Bettas Selvagens, mas está para breve.

Um macho plakat. Sofia, simplesmente brutal!
B: Quantos Bettas mantens neste momento? E porque os Bettas selvagens? Qual a/as espécies que mais te cativam nos selvagens?

SA: Como mencionei na resposta anterior algumas espécies que tenho, neste momento tenho há volta de 30 bettas, machos e fêmeas.
O meu interesse pelos selvagens neste momento é porque é uma espécie interessante e diferente, e são peixes mais raros de se encontrar, daí mais um desafio.
Estou interessada em ter um trio de casais selvagens, tais como, Bettas Imbilis, Bettas Machai e Bettas Simplex. Mas também nestes é difícil escolher, porque tem espécies lindas.

B: Muito bem! Que conselhos deixas aos restantes aquariofilistas?

SA: A aquariofilia requer alguns conhecimentos, e para se ter algum sucesso, aconselho a uma breve pesquisa sobre espécies de peixes, principalmente peixes mais resistentes, peixes compatíveis uns com os outros, e uma certa diversidade de peixes, tipo peixes que andem no fundo, meio e cima de água, e escolha poucos peixes ao principio.
Montar um aquário e a sua manutenção não poderá ser brusca, tem que se ter em conta os parâmetros da água, como PH, amónia, nitratos, fosfatos, etc.
Para quem já é aquariofista, à pouco a dizer, porque a maioria já sabe o básico e muitos mais que eu :), mas aconselho que explorem mais as espécies que mais gostam, relaxem com os vossos aquários, e nunca desistam caso haja uma tragédia.
Boa aquariofila.


Sofia

Bettas & Barbatanas



Deixo aqui o meu agradecimento à Sofia pelo tempo despendido a responder às minhas questões. Estou certo que vão achar interessante esta conversa e fiquem a aguardar por mais...


Um abraço e boa aquariofilia...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...