Páginas

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Cladophora - decorativa ou praga?

Dizem os aquapaisagistas que a Cladofora é um dos seus piores pesadelos. É muito ramificada e, muitas vezes, forma emaranhados de finos fios, formando como que "nuvens" aveludadas. Tem também um forte odor a mofo e é bastante frágil. Os filamentos podem ser muito pequenos (menores que um fio de cabelo) e podem estar facilmente escondidos num aglomerado de raízes ou caules. Muitas vezes são confundidos com algas filamentosas.



As causa de um infestação pode estar relacionada com a introdução de novas plantas no aquário, provenientes de uma montagem com este problema, ou com a introdução das Marimo balls, como são conhecidas. De facto, as bolas de aegagrophila, uma espécie de Cladophora, não é comum que deixem de crescer na sua forma natural- esférica. O que sim acontece é fazerem bolas de espécies-praga de Cladophora, e logo vem o desastre. Recebendo podas de uma amigo, por muito que ele não queira mandar plantas com esse problema, também pode acontecer que elas o tragam sem ser de má fé, pois pode ser praticamente imperceptível a sua presença.



Mais vale prevenir que remediar.

A melhor maneira de prevenir Cladophora é limpar todas as novas plantas e tudo o que irá colocar no seu aquário que possa estar contaminado com pequenos filamentos de Cladophora. Com lavagem dificilmente  vai se livrar da Cladophora, como é frequentemente, fica emaranhada nas raízes, folhas ou caule. A melhor maneira é fazer um mergulho rápido em Peróxido de Hidrogénio (água oxigenada). Há quem utilize lixívia, mas está proibida a entrada de tal produto em minha casa. Evitar a introdução deste tipo de algas no seu aquário é de longe a melhor maneira de garantir que você nunca terá que lidar com o trabalho de removê-la.



Como erradicá-la de uma montagem.

Retirar manualmente poderá fortalecer ainda mais a alga, quando se deveria enfraquece-la. 
Aumente a injecção de co2 pressurizado.
Pulverize carbono liquido (ex. Flourish Excel), directamente sobre a alga, por meio de uma seringa, utilizando o dobro do indicado pelo fabricante para o volume do aquário.
Repita o processo durante 2-3 dias.
Trocas parciais de água a cada 2 dias, durante 2 semanas.
Repita o ciclo para certificar-se que não voltará a aparecer, desta vez utilizando apenas o indicado pelo fabricante para o volume do aquário.



Ao contrário de outras algas, Cladophora comporta-se mais como uma planta, de modo que prospera onde as plantas prosperam.

Fonte das imagens: Google


Um abraço e boa aquariofilia...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...